terça-feira, 30 de agosto de 2011

PAS: Programa da Alimentação Saudável



PAS – PROGRAMA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 







Nós do Colégio Internacional Ítalo Brasileiro acreditamos que a promoção da saúde permite que as pessoas adquiram maior controle sobre sua própria qualidade de vida. Através da adoção de hábitos saudáveis, não só os indivíduos mas também suas famílias e comunidade, se apoderam de um bem, um direito e um recurso aplicável à vida cotidiana.

Baseado nesse conceito de integração entre grupos de indivíduos, a Organização Mundial da Saúde (1997) define que uma das melhores formas de promover a saúde é através da escola. Isso porque, a escola é um espaço social onde muitas pessoas convivem, aprendem e trabalham, onde nossos alunos e os nossos professores passam a maior parte de seu tempo.

Além disso, é na escola onde os programas de educação e saúde podem ter a maior repercussão, beneficiando os nossos alunos na infância e na adolescência.

Nesse sentido, nossos professores e todos os demais profissionais tornam-se exemplos positivos para os alunos, suas famílias e para a comunidade na qual estão inseridos.

A formação e a adoção dos hábitos saudáveis deve ser estimulada em crianças, pois , é durante os primeiros anos de vida que ela estará formando seus hábitos alimentares e atividade física. Dessa forma, a promoção da saúde assume um papel de educação para a saúde.

Sabemos que a formação de hábitos alimentares saudáveis é um desafio na infância. A grande maioria dos pequenos adora frituras, chocolates, refrigerantes, salgadinhos e tudo aquilo que é altamente calórico e pobre em nutrientes.

Então pensamos:Como fazê-los entender e aprender a gostar de saladas, legumes, de carnes grelhadas quando há muito modismo, enormes tentações e pouco incentivo e motivação?

Na Educação Infantil, do Colégio Ítalo aplicamos estes conceitos, através do Programa PAS – Programa da Alimentação Saudável, onde nossas crianças aprendem as teorias sobre os alimentos e a alimentação , desenvolvem atividades práticas, atividades dirigidas, Aulas de Culinária, Teatros, e a Horta na Escola.

O Projeto Horta na Escola ensinará aos nossos alunos: passos para o preparo da horta: Localização, ferramentas, preparo do canteiro,adubação dos canteiros,covas e seu preparo, época de cultivo das principais hortaliças,como cuidar da horta, aprendendo sobre nutrientes,higiene no preparo dos alimentos,experiências práticas na horta,como aproveitar os alimentos da horta na escola e em casa.

Podemos dizer que não pecamos pelo exagero e que não somos radicais. Mas, uma coisa é certa: colocamos doses generosas de amor em todas as nossas receitas! Na cozinha da Educação Infantil são preparados desde o pãozinho até o suco natural: verduras, frutas e legumes, livres de agrotóxicos e deliciosamente saudáveis!

Servimos refeições cuidadosamente elaboradas e um cardápio diversificado, atendendo as necessidades nutricionais desta faixa etária.

Conheçam o Nosso Cardápio!

<><><><><><>

LANCHE (MANHÃ E TARDE)





1ª SEMANA e 3ª SEMANA
2ª SEMANA E 4ª SEMANA
SEGUNDA
Sucrilhos com leite, biscoitos, fruta e suco
Iogurte, biscoitos, fruta e suco
TERÇA
Bolo de milho, suco e fruta
Pão de queijo, fruta e suco
QUARTA
Pão de queijo, fruta e suco
Bolo de chocolate, fruta e suco
QUINTA
Sanduíche natural, fruta e suco
Torradas, fruta e leite com Nescau
SEXTA
Bolo de cenoura, fruta e suco
Pão com requeijão, manteiga ou geléia, fruta e suco

As frutas são da época e os sucos naturais de fruta da época também.





ALMOÇO





1ª SEMANA E 3ª SEMANA
2ª SEMANA E 4ª SEMANA



SEGUNDA
Arroz, feijão, bife,milho,salada, suco e sobremesa
Arroz, feijão, bife, cenoura, salada, suco e sobremesa
TERÇA
Arroz, feijão, frango, salada, suco e mousse
Arroz, feijão, omelete, salada, suco e sobremesa
QUARTA
Arroz, feijão, almôndegas, salada, suco e sobremesa
Arroz, feijão, frango, abobrinha, salada, suco e sobremesa
QUINTA
Arroz, feijão, strogonoff, batata palha, salada, suco e sobremesa
Arroz, feijão, carne com legumes, salada, suco e gelatina
SEXTA
Arroz, feijão, carne moída, purê de batata, salada, suco e sobremesa
Macarrão a bolonhesa, salada, suco e sobremesa










Nenhum comentário:

Postar um comentário