quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Mind Lab

MindLab – Projeto Mente Inovadora

O Colégio Ítalo é parceiro MindLab, líder mundial no campo de desenvolvimento de raciocínio e inteligências.

A Mind Lab é líder mundial no campo de desenvolvimento de raciocínio e inteligências, iniciou atividades em 1994 e está presente em milhares de instituições de educação, enriquecendo a vida de mais de um milhão de estudantes em mais de 30 países, entre eles Estados Unidos, Brasil, Grã-Bretanha, Espanha, Itália, Hungria, Turquia, Israel, Hong Kong, China, Japão e outros.


 Desde o ano de 2011 alunos do Jardim I ao 6o ano do Ensino Fundamental participam de uma aula semanal do Projeto Mente Inovadora, proporcionando o que há de melhor no desenvolvimento de inteligências e competências no cenário mundial.








Pintura com Interferência

A importância das Artes:

As crianças começam a ter contato com a arte na Educação Infantil. Nesta fase, elas sonham acordadas, inventam e descobrem coisas, se aventuram em um mundo desconhecido, não têm medo de criar. O professor aproveita esta fase de seus alunos e disponibiliza recursos para aprimorar o conhecimento deles e aguçar sua curiosidade e vontade de desvendar, já que é assim, que os alunos ampliarão seu vocabulário visual e darão asas a sua imaginação.
Trabalhamos a arte como contribuição para a construção do conhecimento sensível da criança, já que contribui também, para a educação do olhar desta, e ajuda a ampliar suas leituras de mundo.
As crianças sentem prazer em desenhar, pintar, rabiscar, cortar e criar; é assim que elas se expressam. Elas utilizam sua imaginação para inventar ou transformar desenhos, criando sempre o inusitado, o novo, o diferente.
Nossos alunos realizaram o "Trabalho com Interferência", onde um inicia seu desenho e permite que os colegas interfiram na sua produção, transformem sua criação. Assim trabalham o "deixar que alguém interfira em sua produção", seja na arte,seja na vida.





segunda-feira, 24 de outubro de 2011

DIA 30 DE NOVEMBRO: PASSEIO PARA A FAZENDINHA!
MATERNAL I, II, JARDIM I, II E 1º ANO
AGENDEM: breve circular!


A Fazendinha Estação Natureza nasceu
de uma idéia no ano de 1.994, de duas irmãs que tinham como objetivo principal proporcionar à criança urbana um contato com a vida rural, resgatando, de uma maneira lúdica, a infância perdida de quem vive nos grandes centros.


Elas estavam procurando oferecer ao público de São Paulo um lugar especial, onde os pais pudessem trazer seus filhos e estes pudessem brincar com elementos diferentes dos da cidade grande:
Os animais do campo!

Foi assim, que surgiu a primeira Fazendinha Estação Natureza....lá no bairro de Santo Amaro, Zona Sul.


Palestra: Rejuvenescimento

Livraria Portal da Leitura convida você !

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Visita à Galeria de Artes Romero Britto




Nossos alunos do Jardim I e Jardim II, matutino e vespertino, trabalhando o Projeto: "Romero Britto - Vida e Obra", tiveram a oportunidade de conhecer de perto suas obras, em um visita à sua galeria de Artes.
Situada na Rua Oscar Freire, 562, o artista abriu as portas de sua galeria para receber nossos alunos.
Puderam conhecer de perto seus quadros e outras obras que levam assinatura deste brasileiro, que levou o nome de nosso país ao exterior.


Biografia:

Romero Britto é dos mais premiados artistas de nosso tempo. O artista pop mais jovem e bem-sucedido de sua geração, Britto tem criado obras-primas que invocam o espírito de esperança e transmitem uma sensação de aconchego. Suas obras são chamadas, por colecionadores e admiradores, de “arte da cura”. Sua arte contém cores vibrantes e composições ousadas, criando graciosos temas com elementos compostos do cubismo. Admirado pela comunidade internacional, Romero tem suas pinturas e esculturas presentes nos cinco continentes e em mais de 100 galerias no mundo, fazendo parte das mais expressivas coleções, como as de Eillen Guggenheim, senador Ted Kennedy, governador Arnold Schwarzenegger, o ator David Caruso, Pelé, o tenista André Agassi e Marta Stewart.

Estilo cubista

Romero Britto é conhecido como artista pop brasileiro, radicado em Miami. Suas obras caíram no gosto das celebridades por sua alegria e sua cor, tendo sido alçado para a fama ao realizar a ilustração de uma campanha publicitária para a vodca Absolut. Começou no mundo do "grafite" e hoje é o artista preferido de vários atores e atrizes hollywoodianos. Porém nunca obteve sucesso com a crítica especializada, uma vez que se trata de um artista cujo trabalho é por demais determinado pela indústria cultural, sendo impossível distinguir até que ponto seu trabalho deve ser visto como arte ou como prática de marketing. Britto pinta suas obras com o estilo cubista, representando as formas da natureza por meio de figuras geométricas.



quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Entrevista Coordenadora Carla



Nossa coordenadora Carla Cascino, concedeu uma entrevista ao Programa "Comunicação Executiva" , com Reinaldo Passadori.


No início da entrevista, nossa coordenadora conversa sobre nosso colégio, sua metodologia de ensino, sua filosofia Holística onde o aluno é levado a desenvolver seus pontos fortes e como um ser completo, trabalhando também suas múltiplas habilidades, diversas inteligências, formação dos valores éticos e morais, senso crítico. Nossos alunos são preparados para a vida!

Carla explica também sobre a importância de trabalharmos com Projetos, como o "Meu Primeiro Livro" e sobre as aulas de Mind Lab e Logo Zoom.

Também conversa sobre as aulas de Inglês e Italiano e os intercâmbios oferecidos aos alunos.


Carla explica como foi desenvolver o Projeto "Meu Primeiro Livro" e o sucesso entre os alunos, pais e professores.

O programa conta ainda com a participação de nossos alunos Gianluca e Agustina e no "Fala Povo", mostra o depoimento da mamãe Sabrina Lira e da Profª Eliane.

Na segunda parte do programa, entrevista com a proprietária Luciana , da Livraria Portal da Leitura, nossa parceira neste projeto de incentivo à leitura e produção de texto.



Reinaldo Passadori entrevista Carla Cascino e Luciana Soares e falam sobre educação nas escolas e a leitura como ferramenta de incentivo...ao vivo...no Programa Comunicação Executiva...todas as quartas 10h da manhã...no http://www.clictv.com.br/








terça-feira, 18 de outubro de 2011

Passeio em Novembro

Aguardem Passeio em Novembro: Cidade do Livro!

Na semana das crianças, o Mensageiro da Cidade do Livro veio ao nosso colégio para conversar com as crianças e convidá-las a visitarem este mundo mágico do amor à leitura! 

Fundada em 1997, a Cidade do Livro é um espaço cenográfico tematizado, no qual milhares de crianças se divertem todos os anos. O grande diferencial é que este projeto é altamente educativo e ajuda a formar desde cedo o hábito da leitura. Nos vários ambientes distribuídos por uma área de dois mil metros quadrados com forte apelo visual, os visitantes aprendem a importância dos livros e abordam temas transversais: saúde, meio ambiente, pluralidade cultural, ética e cidadania.
 
Projeto Kids - Faixa etária de 3 a 8 anos

Uma Viagem inesquecível! Em uma livraria infantil, as crianças embarcam para uma cidade cenográfica por meio de uma coleção de livros gigantes, com personagens que interagem e ensinam a importância do livro e ajudam a formar, desde cedo o hábito da leitura.

Etapas

• Prefeitura: teatro interativo de bonecos
• Vila do Saber: contação de histórias
• Lava-rápido: higiene pessoal e economia de água
• Bicholândia: oficina de atividades manuais
• Praça do Papel: árvore falante
• Castelo das Delícias: lanche e coleta seletiva de lixo
• Cantinho da Leitura: manuseio e compra de livros


Aguardem a circular!








Dicas de Alimentação PAS

Nutrientes e Fontes de Alimentos


nutriente
necessÁrio para
fontes alimentares
FERRO
Necessário para os glóbulos vermelhos transportarem oxigénio pelo corpo.
Vaca, porco, Borrego, pão, cereais, frutos secos, ovos, legumes verdes.
CÁLCIO
Essencial para dentes e ossos fortes, coagulação sanguínea e células nervosas.
Produtos lácteos (queijo, iogurte e leite), legumes de cor verde, sementes de sésamo, sumo de laranja, peixe enlatado
VITAMINA A
Formação e saúde da pele, cabelo e células membranosas, crescimento de dentes e ossos, visão
Frutos e legumes amarelos e cor de laranja (pimentos, tomates, manga, pêssego, etc), legumes verdes, fígado e produtos lácteos
VITAMINA C
é necessária para a estrutura óssea, cartilagens e músculos. Ajuda o sistema imunitário e a absorção de ferro.
Citrinos, bagas, legumes, batatas e sumos de fruta.
VITAMINA D
Ajuda o coração e sistema nervoso.
Peixes gordos, produtos lácteos

PAS - Programa da Alimentação Saudável


A formação e a adoção dos hábitos saudáveis deve ser estimulada em crianças, pois é durante os primeiros anos de vida que ela estará formando seus hábitos, por exemplo, alimentares e atividade física. Dessa forma, a promoção da saúde assume um papel de educação para a saúde.

 
Na Educação Infantil, do Colégio Ítalo aplicamos estes conceitos, através do Programa PAS – Programa da Alimentação Saudável,onde nossas crianças aprendem as teorias sobre os alimentos e a alimentação , desenvolvem atividades práticas, atividades dirigidas, Aulas de Culinária, Teatros, e a Horta na Escola.


Convidamos os pais a conhecerem nossa proposta de servir aos pequenos refeições cuidadosamente elaboradas e um cardápio diversificado, atendendo as necessidades nutricionais desta faixa etária.
Aos pais que já fazem parte deste programa, nosso muito obrigado pela confiança.



CARDÁPIO

LANCHE (MANHÃ E TARDE)





1ª SEMANA e 3ª SEMANA
2ª SEMANA E 4ª SEMANA
SEGUNDA
Sucrilhos com leite, biscoitos, fruta e suco
Iogurte, biscoitos, fruta e suco
TERÇA
Bolo de milho, suco e fruta
Pão de queijo, fruta e suco
QUARTA
Pão de queijo, fruta e suco
Bolo de chocolate, fruta e suco
QUINTA
Sanduíche natural, fruta e suco
Torradas, fruta e leite com Nescau
SEXTA
Bolo de cenoura, fruta e suco
Pão com requeijão, manteiga ou geléia, fruta e suco

As frutas são da época e os sucos naturais de fruta da época também.





ALMOÇO





1ª SEMANA E 3ª SEMANA
2ª SEMANA E 4ª SEMANA



SEGUNDA
Arroz, feijão, bife,milho,salada, suco e sobremesa
Arroz, feijão, bife, cenoura, salada, suco e sobremesa
TERÇA
Arroz, feijão, frango, salada, suco e mousse
Arroz, feijão, omelete, salada, suco e sobremesa
QUARTA
Arroz, feijão, almôndegas, salada, suco e sobremesa
Arroz, feijão, frango, abobrinha, salada, suco e sobremesa
QUINTA
Arroz, feijão, strogonoff, batata palha, salada, suco e sobremesa
Arroz, feijão, carne com legumes, salada, suco e gelatina
SEXTA
Arroz, feijão, carne moída, purê de batata, salada, suco e sobremesa
Macarrão a bolonhesa, salada, suco e sobremesa







segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Feliz Dia Das Crianças








Dia Universal da Criança

Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.


Dia 11/10 - Trenzinho

Receita : Gelatina colorida

GELATINA COM FRUTAS

Ingredientes:
Frutas sortidas (maça, pêra, nectarina, morango, goiaba, manga, carambola, ameixa, uva itália, uva rubi e uva moscatel)
3 caixas de gelatina de cor clara (pêssego, abacaxi ou maracujá)
1 litro de água fervente
2 sachês de gelatina incolor
1 xícara de chá de água

Modo de preparo: lave cuidadosamente as frutas, nectarina, goiaba, ameixa e pêssego.Corte-as com a casca em pedaços de 2 centímetros.Descasque a maça e pêra em corte as em cubinhos, em seguida mergulhe a maça e a pêra em água com suco de um limão para que não escureçam. Corte a carambola em fatias de 1 centímetro. Deixe os grãos de uva inteiros, ou se preferir corte os ao meio e tire as sementes. Descasque a manga e pique em pedaços de 2 a 3 centímetros. Seque as frutas em papel toalha antes de utilizá-las na montagem.Dissolva as 3 caixas de gelatina na água fervente. Deixe a gelatina branca hidratar em 1 xícara de chá de água e coloque por 20 ou 30 segundos no microondas ou em banho-maria até dissolver.Depois que amornar, junte as duas gelatinas em um recipiente e reserve.

Montagem: arrume as frutas em forma refratária transparente, com furo central (levemente untada com óleo).
Distribuindo-as de tal maneira que o colorido seja bem diversificado. Não aperte as frutas. Deixe espaço para a gelatina ter a função de cimentar.
Coloque a gelatina com cuidado, cubra com papel firme. Deixe na geladeira pó no mínimo 6 horas. Desenforme e sirva.

Petiscos Saudáveis para o Dia das Crianças

PETISCOS SAUDÁVEIS

CENOURA E PEPINO EM TIRAS: lave a cenoura e o pepino e corte-os em tiras finas. Coloque as tiras para gelar e quando for servir tempere com limão, azeite e uma pitada de sal.

ESPETINHO DE LEGUMES COM TOFU: depois de lavar as abobrinhas e os tomates, monte espetinhos colocando em cada um deles 3 pedaços de tofu em cubos, 3 pedaços de abobrinha em cubos e 3 pedaços de tomates em cubos intercalados. Em uma frigideira, refogue um pouco de alho, cebolinha, azeite e sal. Em seguida coloque os espetinhos. Grelhe os espetinhos por 6 minutos, ou até a abobrinha ficar al dente. Lembre de virar cuidadosamente o espetinho para que todos os lados fiquem bem grelhados.

PALITINHOS DE TOMATE CEREJA, MANJERICÃO E QUEIJO BRANCO: depois de lavado os tomates cerejas e o manjericão, corte os tomates cereja ao meio e o queijo branco em pequenos cubinhos. Monte palitinhos da seguinte maneira: meio tomate cereja, um pedaço de queijo branco e uma folha de manjericão.

ESPETINHO DE KANI KAMA E MANGA: depois de lavar e cortar a manga, corte o kani kama e a manga em cubinhos e monte um espetinho intercalando os dois, se desejar salpique um pouco de gergelim.


TOFU GRELHADO: corte o tofu em tiras largas. Grelhar com azeite, orégano e shoyo, se preferir coloque em palitos para facilitar o consumo.

OLEGAGINOSAS: Avelãs, amêndoas, castanha-de-caju, castanha-do-pará e nozes.

SEMENTES DE GIRASSOL E ABÓBORA: lavar, deixar secando por alguns dias e depois torrar. 



Receita para o Dia das Crianças

Receitas

COOKIE INTEGRAL:

Misture:
2 xícaras de farinha
1 xícara de açúcar
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de bicarbonato
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de noz moscada
1 colher de chá de farinha de laranja
2 xícaras de aveia
1 xícara de uva passa

Bata:
2 ovos
3/4 xícara de margarina derretida (equivale a 1 tablete e meio de margarina derretida)
1/2 xícara de leite
1 colher de chá de baunilha

Junte tudo e coloque colheradas na assadeira sem untar. Asse por 15 minutos em forno médio, ou até que fiquem levemente douradas.


sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Hamburguer Caseiro e Piquenique




Receita de hambúrguer caseiro /
Deu aquela vontade de comer hambúrguer? Que tal você mesmo preparar seu hambúrguer? A opção caseira é muito mais saudável do que a opção industrializado, pois os encontrados em supermercados e nas redes de fast food contém um alto teor de sódio, gorduras e conservantes, além de serem extra calóricos. Se preparado em casa você consegue reduzir a maioria destes ingredientes indesejáveis!


Vamos a receita? Anotem aí:

Receita de hambúrguer caseiro (rende 4 hambúrguers grandes) 

Ingredientes:
400 gr de carne moída (Patinho)
5 colheres de sopa de cebola ralada
1 dente de alho picadinho      
2 xícaras de chá de aveia em flocos finos
2 colheres de sopa de cheiro verde picado
1 colher de chá de sal                  
pimenta do reino a gosto

Modo de preparo: misture todos os ingredientes em uma tigela, faça 4 bolinhos achatados e grelhe no grill. Caso você não tenha grill, uma outra maneira saudável de preparo é assar os hambúrguers no forno, em uma assadeira com um pouco de azeite para não grudar.
Estes hambúrguers podem ser congelados crus, se preferir faça 2 receitas e congele algumas unidades para ficar mais prático e não precisar fazer a receita novamente.

http://www.carolborghesi.com/2011/04/receita-de-hamburguer-caseiro-sorteio.html













Breve: Presente dos professores para os alunos!

Breve

Sugestões para o Feriado do Dia Das Crianças

Seguem algumas sugestões de passeios, da Tia Li (Profª Eliane), para a comemoração do Dia das Crianças.

- Palavra Cantada faz show gratuito no Auditório Ibirapuera
Dia: 12
Horário: 11h
Entrada pelo portão 02
Fone: 3629 1014

- Crianças na Cozinha
Shopping Interlagos
Dia: 12
Horário: Das 10h às 22h
Shopping Frei Caneca
Dia:12
Horário: Das 10h às 22h

- Show Celelê: o espetáculo tem linguagem própria para crianças de 1 a 8 anos
Entrada Gratuita
Dia: 12
Local: Pça Vitor Civila
Rua Sumidouro, 580
Pinheiros
Fone: 3031 3669
Horário: 16h

- Museu Catavento tem programação especial
Dia: 12 
Horário: Das 14h às 15h30
Local: Palácio das Indústrias
Parque Dom Pedro II 
Centro
Fone: 3315 0051
R$ 6,00

Bom divertimento e Feliz Dia Das Crianças!  

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Autorização para o passeio de trenzinho





Não se esqueçam que para os alunos passearem no nosso trenzinho, na terça - feira, dia 11/10, necessitamos da autorização dos pais ou responsáveis.

Enviem via agenda ou por email: paula@colegioitalo.com.br

Não percam esta aventura!

Semana das Crianças



Atenção amiguinhos:

Na segunda-feira, dia 10/10 teremos um dia muito especial, em comemoração ao Dia Das Crianças:

Os alunos virão para o colégio com seus pijamas e pantufas, teremos muitas brincadeiras divertidas,assistiremos o Teatro das professoras com muita pipoca, ouviremos músicas na Roda Cantada da nossa profª e um piquenique comunitário especial: cada aluno deverá trazer para dividir com seus amigos um prato de doce e um de salgado e a sua bebida preferida!

Não percam este dia especial! Vocês merecem!



Vamos cuidar do nosso Planeta!

Semana das Crianças



Não Percam: No dia 11/10 - 3ª feira: Passeio no Trenzinho do Ítalo!